Claro, o objetivo da Fiat é mostrar as vantagens daquele carro. No entanto, achei muito infeliz e exagerado o modo como isso foi demonstrado. Parece que não bastam os estereótipos que permeiam todos os cantos deste planeta. Não, sempre é necessário reforçá-los mais um pouco. Ali, vimos o motorista, acatando todas as decisões da mulher dele, uma chata de galocha. No final, o homem dá o seu grito de independência, dizendo a ela o que ele estava pensando e tacitamente dando um tchauzinho para a esposa, pois, no lugar da dita cuja, aparecem meninas e rapazes animados no belo e espaçoso Doblò...
Por mais que tenha sido um simples comercial de 46 segundos, acho muito ruim a valorização de caricaturas. Sei que a Fiat optou por fazer a divulgação do carro através do humor, mas é brincando que se dizem certas verdades. Indo mais a fundo, tem-se a impressão de que a mulher que aparece ali representa o que todas as outras são: pessoas consumistas, dominadoras, insatisfeitas e que não sabem se divertir. E mais: por que é o homem quem está dirigindo? Temos ali outro estereótipo: o de que é o macho quem guia sua fêmea sem senso de direção (e sem noção). E, ainda por cima, ele é o coitadinho que deve se submeter às vontades femininas e que, em certo ponto, não consegue mais ser paciente e dá um basta na situação, libertando-se de suas penosas atribuições matrimoniais. Pode ser que eu esteja sendo séria demais na análise de algo tão banal, mas foi isso que senti na breve duração dessa propaganda.
Agora, vou dizer o que eu estou pensando: por que a Fiat não fez o contrário? Eles bem que podiam ter colocado uma mulher dirigindo com um marido super chato ao lado dela. Afinal, ser desagradável não é algo exclusivo das mulheres, certo? Seria um comercial bem inovador, sem dúvida.
é.. eu tive esse mesmo pensamento quando vi a propaganda.. só não fiquei mto tempo refletindo... mas ficou nítido o idealismo ultraapassado do que é um casal hoje em dia.. rs enfim...
ResponderExcluirto te seguindo.. achei interessante seus posts.. ^^
bjinhos