domingo, 1 de novembro de 2009

O que faz você feliz?

Em 2007, a rede de supermercados Pão de Açúcar fez uma campanha publicitária com o título “O que faz você feliz?”. É engraçado como essa pergunta, que à primeira vista parece tão simples de ser respondida, engloba uma complexidade imensa. Um dos textos dessa campanha dizia o seguinte:


O que faz você feliz?
A lua, a praia, o mar
Uma rua, passear
Um doce, uma dança, um beijo
Ou goiabada com queijo

Afinal, o que faz você feliz?
Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde
Arroz com feijão, matar a saudade
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?
Dormir na rede, matar a sede
Ler ou viver um romance

O que faz você feliz?
Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir à toa
Um pássaro, um parque, um chafariz
Ou será o choro que te faz feliz?
A pausa para pensar
Sentir o vento, esquecer o tempo
O céu, o sol, um som
A pessoa, ou o lugar?

Agora, me diz: o que faz você feliz?




Gosto muito desse texto, especialmente dos versos “ou será o choro que te faz feliz?” seguido de “a pausa para pensar”. A partir deles, montei minha própria lista sobre as coisas que me fazem feliz:

- não me levar tão a sério;

- demonstrar e reconhecer a leveza, a gentileza e a delicadeza nos detalhes do dia a dia;

- saber que posso mudar de atitude perante a vida;

- conseguir manter a calma em situações difíceis e, desse modo, obter um desfecho favorável;

- o inesperado... Seguir caminhos desconhecidos que podem me conduzir a lugares, situações e pessoas sensacionais, as quais eu nunca tinha pensado que conheceria um dia;

- valorizar o que tenho em vez de me lamentar pelo que não tenho;

- constatar que tudo é transitório. Ou seja, mesmo que a felicidade seja passageira, sei que a tristeza também acaba indo embora em algum momento;

- ouvir o meu coração na hora de fazer escolhas cruciais, porém, sem me esquecer de consultar o meu lado racional;

- conseguir passar pelas tormentas da vida com dignidade e, assim, me tornar uma pessoa mais preparada para os percalços inevitáveis que surgirão no caminho;

- por fim, concluo que suportar a dor me faz mais feliz, pois sem ela viveríamos sempre na ilusão.

Agora, me diz: o que faz você feliz?

3 comentários:

  1. O que me faz feliz é acordar todos os dias e saber que em minha vida está presente você, uma filha tão especial que é a minha melhor amiga. Sim, você é a pessoa que mais sabe de mim, me lê com tanta clareza que me ajuda sempre: com seu jeitinho lindo, que é único, assim como era seu pai, com sua sabedoria, suas experiências de vida etantas coisas boas que me dá. Me faz feliz ver você cantar tão divinamente e saber que em tudo você sempre coloca e dá o seu melhor. Sinto-me abençoada em ter gerado você, a minha Ana Paula, hoje uma menina mulher que eu amo de paixão.

    O que me faz feliz é saber que tenho amigos verdadeiros, não são muitos, mas, os que tenho, são de fé, assim como eu sou com eles.

    O que me faz feliz é saber que a cada dia a vida nos surpreende com mais coisas boas do que ruins, e que os sonhos que sonhamos se concretizam, sim.

    O que me faz feliz é saber que sou desejada: por homens especiais, por novos amigos.

    O que me faz feliz é saber que eu ainda vou fazer coisas incríveis porque a vida está me dando tantas oportunidades e eu vou aproveitá-las com tudo o que tenho direito.

    O que me faz feliz é saber que eu mereço ser ainda mais feliz do que já sou.

    Celebro então, com você, minha filha amada, com imensa alegria, essa LIMONADA DIÁRIA. Parabéns, eu adoro ler o que vc escreve, o que me diz, o que me conta, o que segredamos. Deus foi generoso conosco ao nos dar uma filha tão especial, sim, você é especial, sabe que é. Demais. Amo você, minha linda...muito

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, com certezz me identifiquei muito com seus textos. Trabalho na redação da Editora Abril e posso dizer que você escreve muito bem. Você tem muito futuro no ramo da escrita. Deixo então meus parabéns e continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço de coração pelos comentários e espero que meus textos possam sempre, de alguma maneira, trazer algo de bom a todos. Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...